
A BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA
O aluno se encontra hoje, desistimulado pela mesmice que é imposta pelos Sistemas, o mesmo busca entre outras fontes, as irrealidades do mundo, transmitidas por uma sociedade capitalista, globalizada e mistificada pelos poderes das mídias que a cada dia confundem a cabeça do adolescente e da criança com seus numerosos leques de informações, as vezes até contraditórias e antimoralistas.
A educação não acompanha o desenvolvimento da mentalidade humana, já que insistem nas mesmas composições curriculares que durante toda a História da educação vem se repetindo nas práticas dos profissionais do magstério.
O que se assite hoje, é os governos priorizando determinadas ações e criações em todos os setores, e na educação a começar pelos ministros, contrata-se pessoas que não tem conhecimento das necessidades de uma escola ou das carências de habilidades dos profissionais e nem mesmo o que uma criança ou adolescente precisa e que é essencial para a sua vida, são homens ou mulheres que não buscam inovações principalmente na área da tecnologia do ensino e da aprendizagem.
Nos Estados os Secretarias também são conduzidas da mesma forma seguindo uma LDB complexa, deficiente e caduca que não tem clareza nas questões que envolvem a qualidade do ensino e que reflete nos munípios a aprovação automática, sem zelar pelo favorecimento de melhores condições de vida das pessoas.
Chega no município a questão da gestão democrática que sem nem uma razão de ser e nem de acontecer simula - se esta prática, onde inicialmente inicia - se com o próprio gestor ser preso ao sistema político (o chamado cargo de confiança) como democrática esta gestã se nem foi escolhido democraticamente pelos pais e sociedade ou comunidade escolar? Como gestão democrática, se os colegiados são compostos por membros totalmente favoráveis a todas as decisões do Núcleo Gestor? Como gestão democrática se nem conselho de classe pode atuar livre e autonomamente nas resoluções de terminados assuntos que diz respeito a segurança, melhores condições de trabalho e indisciplina de alunos?
É preciso que todos com conhecimento de causa ( todos envolvidos já tenha atuado em sala de aula) se integrem e redirecionem a educação a novos desafios, que ousem em criar, copiar, aprimorar, ampiar e propagar o que acontece nos países de 1º mundo ou Países desenvolvidos.
A Educação jamais poderá ser cabide de emprego, jamais poderá ser lugar de aprendiz, não podemos todos os anos estar renovando profissionais em diferentes séries e trazendo outros para aprender a trabalhar, pode está ai o motivo de tanta espera para acontecer a verdadeira educação de qualidade em que tanto se espera no nosso país.